quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Histórico da Escola


CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA ESTADUAL CARMÊNIA MATOS MAIA


Nome da Escola: Escola Estadual Carmênia Matos Maia
Endereço: Avenida E S/Nº - Setor Brigadeiro Eduardo Gomes
Localização: Área Urbana
Lei de criação para funcionamento da escola 862/96 de 22 de agosto de 1996.
Resumo Histórico:
 Criada como Escola Municipal Eulina Braga foi construída em 1989 na administração do Prefeito Vicente Alves de Oliveira,  teve o nome trocado para Escola Municipal Professora Carmênia Matos Maia no ano de 1990, em homenagem a uma funcionária da rede municipal de ensino que, no inicio de sua carreira como professora, morreu ao dar a luz a sua primeira filha.
 Á Princípio oferecia apenas as séries iniciais do Ensino Fundamental e sua estrutura física contava com duas salas de aula ainda sem acabamento, além de uma cantina e a secretaria, que funcionavam em dois cômodos em frente à escola.
A sua primeira diretora foi a senhora Nair Ribeiro da Costa Reis, que ocupou o cargo por um período de dois anos (25-04-89 a 25-04-91). Durante sua administração foi concluída a construção de duas salas, uma cantina e uma secretaria.
Em 25-08-91 a professora Zélia Cardoso Feitosa assumiu a direção da escola. No período de sua gestão o Prefeito Vicente Alves de Oliveira mandou construir mais duas salas de aula. Nesta época a escola passou a ser conveniada com o Estado, iniciando a 2ª fase do Ensino Fundamental de 5ª e 6 séries. No final de 1992 a secretária Maria Nilta Sá Moreira, assumiu a direção, permanecendo nesse cargo por dois anos aproximadamente, e nesse período a escola passou a oferecer a 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental.
No inicio do ano de 1995, sob a direção da senhora Milza Oliveira Neto, foi criado o colegiado escolar e a escola passou a receber verbas do FNDE. No mês de fevereiro de 1996 o professor José Dias Filho, até então professor desta Unidade de Ensino, recebeu a função de diretor da escola. Ainda neste ano o prefeito Fábio Martins de Santana, mandou construir mais cinco salas de aula, uma nova secretaria e uma sala para o diretor. O prefeito entregou as salas equipadas com cadeiras e mesas para os professores.
Em agosto de 1996, o Governo do Estado publica no Diário Oficial do Estado a Lei nº 862, na qual cria a Escola Estadual Carmênia Matos Maia. No ano seguinte, a Lei Municipal nº 156/97 autoriza a doação do bem patrimonial ao Estado do Tocantins.
A partir de 1996 houve grande progresso no plano pedagógico: a coordenação manteve-se empenhada em promover encontros pedagógicos juntos aos professores, para discutir as mudanças educacionais como o construtivismo, novos parâmetros curriculares e principalmente procurar despertar o interesse dos professores por novas técnicas de ensino. Com isso, houve melhor entrosamento entre funcionários, o que levou a escola a se desenvolver tanto no que se refere ao ensino e aprendizagem, como no aspecto administrativo em geral.  No mesmo ano foi criada a biblioteca Celina Tavares Dias, nome este em homenagem à filha do diretor da escola que havia falecido.
A partir de agosto de 1997, atendendo a iniciativa da Secretaria Estadual de Educação, a escola inseriu o Programa Construção da Cidadania em suas atividades, no qual alunos, pais, funcionários e comunidade se encontravam para trocar informações, palestras, gincanas, competições esportivas e outras atividades que visavam proporcionar uma melhor integração entre escola e comunidade. Em 1998 a escola foi inserida no programa Gestão Compartilhada, no qual passou a ter autonomia na administração financeira, pois os recursos do estado são repassados para a escola, que através da Associação de Apoio, administra-os.
Após três meses que a escola estava recebendo (os recursos), já se notava uma melhoria no aspecto físico: sala dos professores, almoxarifado, quadra de areia, grades no muro e portões para a entrada principal, balcão para atendimento na cantina, forro para a secretaria, instalação de dois ventiladores para cada sala de aula, uma foto copiadora (xérox), calçadas no pátio interno e, em construção, a biblioteca e dois banheiros para os funcionários.
Quando a Escola Comunitária de Gestão Compartilhada foi implantada, observou-se uma participação efetiva e integrada da comunidade na escola, devido aos encontros e reuniões administrativas da Associação de Apoio que inclui em seu Estatuto, a participação dos pais e da comunidade na gestão pedagógica e dos recursos públicos.
Entre 1998 e 2000, procurando atender as necessidades dos alunos que não tiveram oportunidade de concluir o Ensino Fundamental na faixa etária prevista, a escola implantou o Projeto Reviver, que posteriormente passou a ser denominado EJA – Educação de Jovens e Adultos e hoje se tornou uma Modalidade de Ensino, que possibilita ao educando concluir as oito séries do Ensino Fundamental em apenas quatros anos.
No ano de 2000 foi implantado o PDE – Plano de Desenvolvimento da Escola, que vem contribuindo consideravelmente para a melhoria do trabalho pedagógico.  
Em 2001 a Professora Marilene Ramos dos Santos, assume a direção da escola por um período de seis meses.
No ano seguinte, 2002, a Profª. Sônia Maria Pereira de Almeida passa a ser a gestora desta escola.  
No final do mesmo ano, atendendo a uma reivindicação da comunidade escolar, a DRE/SEDUC aceitou a indicação da Profª. Maria Irce Gomes de Sousa para Diretora. Em sua gestão, conseguiu a reforma e ampliação da escola no ano de 2003. Neste período foram construídos uma quadra de esportes, pátio coberto, novos banheiros, guarita e mais quatro salas de aula.  Outro fator de grande relevância de sua administração foi a reorganização financeira da escola, pagamento de dividas de gestões anteriores, passando a planejar suas compras. Além disso, houve mudança significativa no quadro de funcionários, o que influenciou novas formas de gestão em todas as dimensões da escola. Valem ressaltar a importantíssima contribuição do trabalho em parceria com entidades, organizações não governamentais como KBB (ONG da Noruega), COMSAÚDE, Associação do Bairro, Igrejas, Ministério Público, entre outras. Através dessas parcerias a escola passa a oferecer aulas de reforços escolares, dança, capoeira, percussão e teatro aos alunos e comunidade formando grupos permanentes na escola.
Em 2004 com a saída da Profª. Maria Irce Gomes de Sousa, o Profº Elielson Silva Santos assume a direção, após ter passado por um processo seletivo, quando concorreu com mais dois profissionais e foi aprovado pela SEDUC.  A escola procurou atender também alunos de diferentes níveis de aprendizagem e de faixa etária variada, oriunda de vários bairros circunvizinhos ao Setor Brigadeiro Eduardo Gomes, onde a escola se localiza.
No final de 2007 houve um novo processo seletivo para diretores, ficando em 1º lugar e assumindo a direção da escola em janeiro de 2008, a professora Reni Gomes Costa.
  No começo de 2009 a gestora Reni Gomes entrega o cargo e em 16 de março de 2009 a professora Gladis Helena Homrich, também aprovada no processo seletivo para diretores, assume a direção da escola até março de 2011. O professor José Dias assume a direção em março de 2011 até os dias atuais.
A escola funciona atualmente com trinta e quatro turmas divididas em três turnos, sendo oito turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental; quatorze turmas dos anos finais do ensino fundamental e sete turmas do Ensino Médio.



Um comentário:

  1. Bom dia colegas da Escola Carmênia Matos!
    Gostaria de parabenizá-los pela criação do blog. Mas vejo que não estão alimentando o mesmo. Se tiver alguma dificuldade entre em contato com o NTE.
    Abraç@s,
    Professoras Formadoras do NTE Porto Nacional

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