quarta-feira, 15 de maio de 2013



Relatório das atividades desenvolvidas sobre Preconceito Racial

     O Presente relatório tem por objetivo relatar as atividades de combate ao racismo realizadas durante o mês de novembro de 2012, na escola Carmênia Matos Maia em cumprimento à lei nº 10.639/03 e a Campanha Tocantins sem racismo.
  A Escola Estadual Carmênia Matos Maia, no dia 09 de novembro de 2012 realizou atividades educativas diferenciadas com o tema: “Racismo”. Com o objetivo de valorizar a importância da leitura e também chamar a atenção da comunidade escolar sobre a importância do combate ao Racismo.
Durante o evento nas primeiras aulas dos períodos matutino, vespertino e noturno foi realizada a leitura dos livros: “Minha África Brasileira”, Menino Cecéu e artigos com o tema “Trabalho Escravo”.  
No segundo momento foi ministrada uma palestra pelo acadêmico Leandro Rui Carvalho Batista Oliveira do curso de História da UFT sobre a História e as Esculturas da Mãe Romana uma artista negra que reside em Natividade do Tocantins. Houve questionamento por parte dos alunos e professores que interessaram pelo assunto. Aconteceu ainda apresentação de uma pequena peça de teatro com alguns alunos do 6º e 7º ano do ensino Fundamental.
No Período Noturno houve uma palestra ministrada pelo Professor Sebastião que falou sobre a importância do estudo.

Durante o ano foi trabalho á temática sobre racismo, a história dos negros, o Continente Africano com o auxilio do livro didático e materiais complementares como; paradidáticos da Eja , artigos e  periódicos.

No dia 20 de novembro trabalhamos o filme Invictus que retrata Nelsom Mandela assumindo a presidência da África.  No dia 22 de novembro trabalhamos a culminância do projeto Combater o Racismo por uma Educação Igualitária,com as seguintes apresentações; poema Invictus  declamado pelo aluno Kenedth representando Nelson Mandela,  coreografia africana da música Perola Negra e da música O canto das quatro raças, desfile da beleza afro brasileira, peça teatral  “Combatendo o Preconceito Racial e Social” , roda de capoeira com o mestre Jabuti, peça teatral “ Preconceito não está com nada”.
Em suma, o compromisso da escola é sensibilizar os alunos para independentemente de etnia, de classe social, de escolha sexual todos somos iguais perante a lei, e o mais importante, o que determina a honra de um homem não é a cor da sua pele é sim o seu caráter. Não podemos ainda definir com exatidão se o preconceito racial na escola acabou, pois esse trabalho é gradativo e lento, mas com certeza através dos estudos, das palestras e das conversas acreditamos serem mecanismos para combatermos o preconceito na escola e com certeza no mundo.
Oa alunos do Noturno apresentando

Os alunos assistindo ao vídeo na sala de Recursos
Os alunos do matutino assistindo ao filme.
Os alunos do Circuito Campeão assistindo uma palestra com a coordenadora Ludimila
                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário